sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aninha e suas pedras (poema)

Não te deixes destruir...Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas.Recria tua vida, sempre, sempre.Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.Faz de tua vida mesquinha um poema.E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir.Esta fonte é para uso de todos os sedentos.Toma a tua parte.Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede.



Cora Coralina (Outubro, 1981)

Biografia de Cora Coraline

Filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador nomeado por D. Pedro II, e de Jacinta Luísa do Couto Brandão, Ana nasceu e foi criada às margens do rio Vermelho, em casa comprada por sua família no século XIX, quando seu avô ainda era uma criança. Estima-se que essa casa foi construída em meados do século XVIII, tendo sido uma das primeiras edificações da antiga Vila Boa de Goiá.
Começou a escrever os seus primeiros textos aos quatorze anos de idade, publicando-os nos jornais locais apesar da pouca escolaridade, uma vez que cursou somente as primeiras quatro séries, com Mestra Silvina. Publicou nessa fase o seu primeiro conto, Tragédia na Roça
.

poema

SÃO COISAS DO AMOR QUE EU QUERO LHE DIZER, VENHA SENTIR MEUS ABRAÇOS...ESTOU SENTINDO UM APERTO NO CORAÇÃO, VEM CORRENDO PARA MINHA ESPERANÇA...QUERO SENTIR, QUERO DESEJAR TODA MINHA EMOÇÃO POR ESTE AMOR QUE É LINDO...ABRA TEU SORRISO, VEM ME DIZENDO QUE ME AMA COM TODA FORÇA DO SEU CARINHO...NOSSO AMOR É TUDO QUE TENHO POR VOCÊ, MAS VOCÊ FICA DISTANTE, ENTÃO ME BUSQUE....QUERO VIVER TODO MOMENTO, EU JÁ NÃO POSSO MAIS CHORAR, QUERO REVIVER A CHAMA DO AMOR..NOSSO DESTINO É VIVER COM DESEJO, E TER O PREVILÉGIO E DE SENTIR TEU OLHAR...EU DILACEREI MEU PEITO POR ESTE AMOR, ENTÃO ME BUSQUE PARA REVIVER A CHAMA QUENTE E DEIXE TE AMAR...ESTOU APAIXONADA E CHEIO DE ESPERANÇA VOCÊ É MINHA NATUREZA, É MINHA VIDA EM CARINHOS...MEU AMOR É PURO É GRANDE E BELO É SINTO QUE É NOBRE E PURO, PORQUE NÃO HÁ MAIS LINDO DO QUE O AMOR QUE SINTO POR VOCÊ....ABRA TEU CORAÇÃO, ME DÊ UM ABRAÇO, PRECISO DE VOCÊ, E VIVER PARA SEMPRE A NOSSAS EMOÇÕES...EU TI AMO E TE CHAMO COM DESEJO, EU QUERO VOCÊ VIVENDO AQUI DO MEU LADO PARA ME SATISFAZER...PENSE ESTE AMOR É DEMAIS..

Autor: JANETESAFIRA

Poema de Cora Coralina

NÃO SEI...
Cora Coralina
Não sei... se a vida é curta...
Não sei...
Não sei...
se a vida é curta
ou longa demais para nós.

Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo:
é o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura...
enquanto durar.

Poema

Assim eu vejo a vida
Cora Carolina
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

Biografia Cora Caroline

Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas), 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás. Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado Paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934.Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.



Aline P 6B.

Cora Coralina (biografia)

Cora Coralina nasceu em Goiás em 1889. Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno.

Fonte: Site Pensador.info
João Vitor 6ºB

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Avaliação do texto

Márcia,

Acho que o meu texto ficou bom, mas acho que posso colocar mais detalhes no final.



Assinado: Jade
nao consegui encontrar o livrinho que tem os contos ):
então nao consegui postar ):
beijos -
nick
Emcontei erros e esta pequeno.





ps: não consegi coloca o comentario
Nota sobre o conto o bosque:
Eu reparei que o final foi "comido" ou seja não da para entender muito






PS:
eu estou fazendo esta postagem porque não conseguia publicar um comentario.

sábado, 24 de outubro de 2009

Livro Virtual

A partir do segundo trimestre desvendamos o universo dos contos fantásticos através da leitura de autores consagrados.

O próximo passo foi criar um conto. Em parcerias os alunos se dedicaram à incrível tarefa de autoria: lendo, pesquisando, planejando, escrevendo, reescrevendo, revisando.

Saboreiem e divirtam-se com a leitura de nossos contos.